17 de agosto de 2011

talvez não

CONHCER É DIALOGAR COM O OUTRO

SUJEITO X OBJETO

A VIDA CONTEMPLATIVA TRANSCENDE OS VALORES QUE EM SI MESMO OBJETIVAM O SER.

CONHECER É VER SEM VER

É TOCAR SEM TOCAR

É SENTIR O NÃO SENTIDO

É VIVER O MOMENTO NO TEMPO E COM A HISTÓRIA

CONHECER É NASCER DEPOIS DE MORRER

CONHECER É DEIXAR DE SER O QUE SE É

CONHCER É NUNCA ESTAR CONHCECENDO

CONHCER É A CRÍTICA ANTES DA OPINIÃO

CONHECER É TRANSFORMAR

CONHECER É NÃO QUERER IMPOR

CONHECER É SABER O QUE SE É

CONHECER É VIVER A VIDA POR ELA MESMA

Lei 480

é logo ali...

em principio na minha opiniao não há uma escola ideal, o que existe, são inúmeras experiências educacionais se são legais ou não, para mim é indiferente, mas o resultado e as consequencias dessas práticas é o que me interessa. Que práticas? O que se precisa fazer para o Brasil ter uma educação melhor ( tanto a publica como a privada servem ao mesmo patrão, daí o cinismo do poli da 480) Leis?Money?
não... é preciso atitude, sugestões que deviam ter uma alta frequencia em meio da burrocracia, alienação midiatica,preconceito, rivalidade, competição...

senhores pais... quantas vezes no ano letivo de seus filhos voces tomam iniciativa e ,apenas conversam na paz e inclusive em guerra com os professores e demais personagens escolares procurando participar da solução dos conflitos? e Quantos projetos você elaborou e sugeriu para a melhoria da escola de seu filho? Quantas vezes voce ficou acompanhando um dia letivo do seu filho?


alunos...quantos de vocês pegam livros ?quantos são curiosos e críticos? quantos sabem ensinar?quantos são criativos e políticos?quantos são revolucionários?

professores...é preciso enterrar a maldita pedagogia e salvar apenas poucas pedagogas, é preciso enterrar o preconceito e salvar a aceitação, é preciso enterrar facas nas costas dos outros e salvar o bom e velho diálogo, é preciso enterrar a inveja e salvar a humildade, é presico enterrar o conformismo fatalista e salvar a juventude que vem com tudo é preciso enterrar a lógica do rebanho e apostar na autonomia, é preciso enterrar tanta coisa...que eu já me sinto em forma de uma raiz grande bem no fundo da terra!

diretores... voltem já para as salas de aula, por tempo inderterminado.

porteiros,secretarias,vigias,recepcionista e derivados... falem a mesma língua.

cidadãos... tomem os chilenos como exemplo e se revoltem.


mas... voltando ao inicio... ao menos na imaginação ou nos sonhos ou nos lapsos cotidianos ou na mesma e viceral relação educador e educando é sim perfeitamente possível potencializar e atualizar esses impulsos e atidides que nos direcionam a nós, profissionais da educação, a realização e por que não a perfeição? mesmo que fugaz.